logotype
Sobre a SITEC 2013

Semana do Instituto de Tecnologia 2013

"O Engenheiro, O Arquiteto, a Tecnologia  e a Responsabilidade Social"

11 a 14 de Setembro de 2013

A Semana do Instituto de Tecnologia é um evento anual promovido pelo Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará. Este ano ele será dedicado a uma reflexão sobre a formação do engenheiro ou arquiteto numa perspectiva de responsabilidade social. O evento ocorrerá no período de 11 a 14 de setembro denominado Semana do Instituto de Tecnologia (SITEC2013). Será realizado no Prédio dos Programas de Pós-Graduação do ITEC (PPGITEC) e reunirá profissionais da área da engenharia e arquitetura, além de professores, funcionários, alunos e a comunidade em geral. Contará com o apoio de professores, alunos, ex-alunos e funcionários que ao longo desses últimos anos trabalharam com uma visão humanística da sociedade.

A SITEC2013 tem como objetivo proporcionar um fórum de debates e intercâmbio de experiências nos âmbitos local, regional e nacional, abordando temas relevantes para a engenharia e arquitetura. No evento serão discutidas ações de ensino, pesquisa e extensão. Estarão presentes vários convidados de renome na engenharia e arquitetura, ex-alunos, profissionais e outros palestrantes convidados. Haverá ainda palestras, e diversas conferências temáticas que tratarão de temas relevantes para o desenvolvimento regional e da tecnologia e desenvolvimento. Nos últimos três anos as SITECs vêm trabalhando com temas diversos. Em 2010 o tema principal foi o meio ambiente, em 2011 foi a celebração dos 80 anos da criação da Escola de Engenharia no Pará e em 2012 destacou-se o ensino e o desafio de inovar. Neste ano de 2013 o tema principal será dedicado a uma reflexão sobre a formação do engenheiro ou arquiteto numa perspectiva de responsabilidade social; destacando o seu papel referente às questões de engenharia e arquitetura com uma visão humanística e com consciência ambiental.

Pretende-se mostrar à sociedade em geral o que foi feito em tecnologia e inovação, ao longo desses anos pela instituição, através de uma Feira de Ciência e Tecnologia com premiação de idéias criativas e inovadoras que tragam benefícios sociais. Uma programação ampla será disponibilizada como forma de caracterizar e avaliar o que foi construído nesses últimos anos.

Destaca-se na programação do evento o tema central, intitulado “O Engenheiro, o Arquiteto, a Tecnologia e a Responsabilidade Social”, tendo como atividades previstas: workshop (destacando o esforço dos curso de pós-graduações na qualificação dos engenheiros e arquitetos), plenárias, sessões técnico-científicas, mini-cursos, visitas internas em laboratórios, oficinas, visitas de alunos do ensino médio e Feira de Ciência e Tecnologia. A programação inclui ainda, atividades culturais, programação específica para os funcionários técnico-administrativos, premiações, homenagens, lançamentos de livros, inauguração dos Laboratórios de Desenvolvimento de Ideias (LDI) com apresentação de projetos específicos e outras que visam mobilizar a comunidade e promover as engenharias e arquitetura não só no Pará, mas em todo o território nacional.

Ainda dentro do calendário da programação, pretende-se criar uma associação de ex-alunos com o intuito de acompanhar suas trajetórias e experiências profissionais e trazê-los de volta ao ITEC através de ações que beneficiem a instituição e os novos alunos. Lançar um documento listando todos os alunos formados pelo ITEC desde a criação da Escola de Engenharia do Pará em 1931.

O evento também pretende ser o espaço divulgador para os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos anos 2012/2013, das Faculdades do ITEC. Espera-se que as ações a serem desenvolvidas durante o evento oportunizem a expressão da criatividade e a valorização dos talentos nas várias áreas do conhecimento de forma a promover a integração entre professores, alunos, técnicos e pessoas ligadas ao Instituto de Tecnologia. Espera-se ainda que o evento promova divulgação mais ampla das atividades desenvolvidas no ITEC.

Estima-se que um público de pelo menos 1.500 pessoas oriundas da própria Universidade, Instituições de ensino particulares, Empresas da região, Indústria das diferentes áreas da engenharia e arquitetura, alunos de escolas do ensino médio, órgãos públicos e classes, fundações de apoio à pesquisa, participe da SITEC 2013. Em vista dessa oportunidade, pretende-se estimular o intercâmbio entre os diversos segmentos envolvidos, promovendo uma série de atividades no âmbito do evento, conforme detalhado ao longo desta proposta.